Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OFICINA DE MICROCONTOS II


Relato a seguir as etapas da oficina, realizada com os alunos do 3º EJA da EEEFM Daura Santiago Rangel:

Inicialmente, reviso o conceito de gênero textual, ponto de partida para o trabalho de conceituação de ficção. Daí, discuto os gêneros desta: conto, novela e romance, sempre ressaltando as noções de enredo e personagem, e discutindo as especificidades de cada forma, como por exemplo a extensão e a complexidade de cada uma.
O passo seguinte é apresentar as características do microconto. Como quase tudo (talvez tudo) em literatura, a definição de microconto é discutível. Uma delas afirma que ele deve ter a extensão máxima de um tweet, ou seja, 140 caracteres.
Como exemplo, apresento aos alunos os seguintes microcontos, e os provoco a perceberem que, mesmo muito curtos, tais textos trazem enredo, personagens e, sobretudo, qualidade literária – aquele trabalho com a linguagem que distingue literatura da linguagem cotidiana:

“Vende-se:
Sapatinhos de bebê nunca usados”
Ernest Hemingway

“Gravidez:
Deu para engordar.”
Cristina Alves

A próxima etapa é prática. Concedo aos alunos o prazo de uma semana para criarem um microconto. A seguir resumo o envolvimento de cada turma com a ideia:

3º EJA “A”: O engajamento foi bastante satisfatório. Dos alunos que frequentam regularmente as aulas, apenas dois não produziram ao menos um microconto. Alguns a princípio copiaram obras da internet e apresentaram como suas. Expliquei que isso caracterizava plágio e, para talvez a surpresa deles mesmos, depois conseguiram criar seus contos, e com qualidade. Houve casos ainda de alunos que entenderam que eu havia pedido uma pesquisa sobre a definição de microconto, no que eu expliquei que aquele não era o foco, e esses também criaram seus próprios trabalhos.

                                   Ernest Hemingway, escritor americano

3º EJA “B”: Ao contrário da outra turma, aqui encontrei resistência à ideia e apenas um aluno aceitou o desafio e, após algumas tentativas, conseguiu produzir um microconto que pudesse ser assim chamado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário